5 dicas para poupar combustível
Uma vez que os preços dos combustíveis estão a tornar-se cada vez mais críticos, é bom ter algumas dicas e truques para gastar menos combustível.
- Desligar o motor
É uma crença comum que o arranque de um carro consome mais combustível do que deixá-lo a trabalhar ao ralenti. A realidade mostra que, para qualquer paragem que demore menos de 30 segundos, é pior desligar o motor. Deixar o motor a trabalhar pode permitir uma economia de combustível até 15%! Isto pode ser bastante constrangedor, especialmente quando se está preso em engarrafamentos.
Poupança de combustível: até 0,2 L por 100 km
- Verifique a pressão dos seus pneumáticos
Verificar a pressão dos pneus é, afinal, uma questão de segurança, mas também contribui para até 20% da energia total utilizada pelo automóvel. Se os pneus tiverem uma pressão demasiado baixa, o consumo de combustível pode aumentar até mais 5%. Se os pneus estiverem demasiado gastos, a falta de aderência pode ser muito desagradável. Por isso, não hesite em verificar regularmente o estado dos seus pneus e a sua pressão, podendo mesmo acrescentar alguns décimos de bar acima da norma indicada, especialmente se tiver de conduzir uma longa distância.
Economia de combustível: até 2%
- Não abuse do ar condicionado
É certo que, no verão, o ar condicionado proporciona um conforto indiscutível. No entanto, tem alguns inconvenientes, nomeadamente quando é necessário abastecer o carro com mais frequência. A baixa velocidade, é aconselhável conduzir com as janelas abertas. Se quiser utilizar o ar condicionado, comece a utilizá-lo depois de abrir as janelas durante alguns minutos. Com efeito, o condensador do ar condicionado é alimentado pela corrente de ar mais fria e, por conseguinte, necessita de menos energia para arrefecer. Em autoestrada, conduzir com os vidros abertos afecta o aerodinamismo do automóvel e, consequentemente, aumenta o consumo de combustível, pelo que é preferível utilizar o ar condicionado nestas condições. Para estar confortável e não consumir demasiada energia, ajuste de forma inteligente a temperatura do ar condicionado. Não é necessário nem tão saudável manter uma temperatura de 18ºC no carro. Em vez disso, tente fixá-la em cerca de 20-25ºC, dependendo do calor que faz no exterior.
Poupança de combustível: até 20%
- Não sobrecarregue o seu carro
Quanto mais pesado for o carro, maior será o consumo de combustível. Por isso, o melhor é tentar viajar o mais leve possível e retirar da bagageira todos os objectos de que não precisa. Se tiver de transportar muitas coisas, é aconselhável distribuir uniformemente os diferentes objectos para que o peso seja bem distribuído ao longo do veículo.
Poupança de combustível: entre 10 e 20%
- Mudar para um lubrificante com menor grau de viscosidade
Os construtores de automóveis estão a fazer tudo o que podem para reduzir o consumo de combustível dos carros, de modo a terem menos emissões poluentes. Atualmente, fabricam carros mais leves e mais eficientes. Outra abordagem que tem sido testada é a utilização de alguns lubrificantes mais leves. Foram efectuados muitos testes utilizando a mais recente tecnologia de lubrificantes sintéticos SAE 5W/30 em comparação com lubrificantes minerais ou semi-sintéticos convencionais como SAE 15W/40 ou 10W/40, em pistas especiais, com os mesmos automóveis. O resultado foi uma economia de combustível de até 2%. Por conseguinte, se o seu automóvel estiver a utilizar produtos convencionais e mudar para produtos modernos como o Syrinx SAE 5W/30, poderá realizar alguma economia de combustível e ainda beneficiar da proteção total de todos os aditivos de desempenho.
Poupança de combustível: 1-2%