![RYMAX 24 539 RYMAX 24 539](https://cdn-multi.rymax-lubricants.com/default/news/transforms/_1392x697_crop_center-center_100_none/RYMAX-24-539.jpg)
![RYMAX 24 539 RYMAX 24 539](https://cdn-multi.rymax-lubricants.com/default/news/transforms/_652x984_crop_center-center_100_none/RYMAX-24-539.jpg)
Como otimizar os intervalos de mudança de óleo nos camiões
Há seis décadas, uma mudança de óleo do motor de um camião teria sido efectuada com uma frequência de 800 a 1000 km. Devido a lubrificantes de maior qualidade, combustíveis mais limpos, tecnologia de filtragem melhorada e motores mais avançados, hoje em dia é possível ter um intervalo de mudança de óleo até 100.000 km.
Dito isto, um intervalo típico de mudança de óleo mantém-se em torno dos 35.000 km e é dada pouca atenção ao ajuste desta norma devido aos vários ambientes e outros factores que estes veículos enfrentam. Por exemplo, dois veículos produzidos de forma idêntica podem ter uma vida útil do óleo muito diferente; um pode chegar perto dos 80.000 km, enquanto o outro pode estar a precisar de óleo novo aos 25.000 km.
Esta diferença na vida útil do óleo do motor é o resultado de diferentes aspectos de três pontos importantes:
- A forma como o motor foi concebido, a sua idade e as condições em que funciona. As características de conceção do motor e as várias condições de funcionamento, a exposição a contaminantes e outras circunstâncias podem afetar a vida útil do óleo.
- Padrões e condições de condução - onde e como o camião é conduzido. 41% dos profissionais de lubrificação consideram o local e a forma como o veículo é conduzido como o fator que mais influencia a vida útil do óleo do motor.
- Características do óleo, qualidade e desempenho da formulação do óleo do motor.
A altura ideal para mudar o óleo do motor é o momento em que os efeitos prejudiciais das condições do óleo em declínio são mais significativos do que os custos e o tempo poupados ao prolongar mais o intervalo. Estas consequências prejudiciais podem ser de curto ou de longo prazo. Os efeitos a curto prazo são, por exemplo, a perda de eficiência do combustível devido à deterioração do estado do óleo do motor até à próxima mudança de óleo. Os efeitos a longo prazo incluem a danificação permanente dos componentes internos do motor, o que provocará custos adicionais relacionados com reparações, reconstruções e períodos de inatividade.
É difícil dizer exatamente qual é o momento certo para mudar o óleo do motor. No entanto, uma vez que estas condições nem sempre são conhecidas através do funcionamento normal do camião, a melhor resposta será a capacidade de os condutores controlarem a qualidade do óleo em qualquer momento, quer em tempo real (sensores em linha), quer através da análise do óleo ou durante a inspeção de manutenção periódica.
A vida útil do óleo do motor é fundamental para a saúde do motor e do veículo como um todo. Por exemplo, o óleo do motor circula por vários componentes do motor para proporcionar proteção contra o desgaste, o que mantém o motor a funcionar corretamente, ajuda a manter uma temperatura ideal do motor, limpa a contaminação e tem a caraterística de inibir a corrosão e melhorar a vedação.
Por conseguinte, é importante escolher um óleo de motor de alta qualidade, para que o seu equipamento fique mais protegido e os custos de manutenção sejam reduzidos.