

Back
22-07-2024
Rymax Lubricants
Existe alguma diferença entre o óleo de motor de motociclos e de scooters?
Os sistemas utilizados em ambos os veículos de duas rodas são diferentes, o que também significa que são necessários níveis de desempenho diferentes no óleo do motor. Mas antes de explicarmos o tipo de óleo de motor que deve utilizar, é importante compreender primeiro a diferença entre os sistemas.
O sistema utilizado nos motociclos é composto por três partes: o motor, a embraiagem húmida e a caixa de velocidades. Todas estas peças estão situadas numa única unidade, o que significa que é necessário apenas um tipo de óleo. Ao contrário das embraiagens secas, as embraiagens húmidas estão cobertas de óleo devido ao mecanismo de sistema único. Isto também permite que as placas da embraiagem arrefeçam e sejam silenciosas durante os períodos de inatividade. A Rymax oferece lubrificantes minerais, sintéticos e totalmente sintéticos em vários graus, como 5W-40 e 10W-60.
Mas, no caso das scooters, a situação é bastante diferente, uma vez que estas dependem, em geral, da CVT (Transmissão Continuamente Variável), que está alojada separadamente do motor. Isto significa que não funcionam com base num sistema de embraiagem húmida. São geralmente designadas por embraiagem seca. O tipo mais comum de CVT é um sistema de correia em V que funciona entre duas polias de diâmetro variável. A correia trapezoidal passa entre estas duas metades, pelo que o diâmetro efetivo da polia depende da distância entre as duas metades da polia. Com base na imagem abaixo, as CVT podem mudar sem problemas através deste sistema com um RPM constante na mudança.

Por este motivo, a norma JASO T7903 estabeleceu dois tipos de níveis de desempenho: JASO MA para os motociclos com sistema de embraiagem húmida e JASO MB para as scooters que necessitam de modificadores de fricção.
