O que é a pressão de óleo elevada e como resolvê-la?
A pressão de óleo ideal varia consoante a marca e o modelo do automóvel, mas, geralmente, a pressão de óleo ideal situa-se entre 25-65 PSI. Até certo ponto, a pressão do óleo é necessária para que o óleo possa chegar a todos os componentes do motor, no entanto, se a leitura da pressão do óleo estiver fora deste intervalo, é normalmente considerada demasiado alta ou demasiado baixa. Uma vez que a pressão do óleo depende da resistência que o óleo enfrenta ao fluir através das passagens, factores como o tamanho do motor, o diâmetro dos furos e a viscosidade do óleo têm um impacto na pressão do óleo. Um PSI superior a 80 é normalmente considerado demasiado elevado para que o motor possa ser devidamente protegido contra danos. Uma pressão de óleo elevada é um indicador de que o óleo não consegue passar corretamente pelos orifícios e chegar eficazmente a todas as partes do motor. Um motor que não seja lubrificado corretamente pode sofrer desgaste (por vezes instantâneo) por fricção, danos nos seus componentes e, em casos extremos, pode levar à falha do motor.
Quais são as causas da pressão do óleo elevada?
Avaria na unidade de envio da pressão do óleo: A unidade de envio da pressão do óleo é responsável pela medição da pressão do óleo e pelo controlo do manómetro de pressão do óleo no painel de instrumentos. Quando o motor está frio, é normal que a pressão do óleo seja mais elevada. No entanto, se a leitura do manómetro do óleo se mantiver no seu valor mais elevado mesmo depois de o motor ter tido tempo para aquecer, o manómetro do óleo pode estar avariado. Isto pode ser diagnosticado com um medidor de pressão do óleo manual, em casa ou num mecânico.
- Filtro de óleo sujo ou contaminado: O filtro de óleo tem por objetivo filtrar as impurezas do óleo do motor. Com o tempo, as partículas de poeira, fuligem, ferrugem e goma depositam-se no filtro e começam a entupir o sistema. Isto leva a uma maior resistência e a uma maior pressão do óleo.
- Passagens obstruídas: Depois de passar pelo filtro, o óleo flui através de uma série de passagens para a cambota. Se estas passagens ficarem bloqueadas, o óleo não conseguirá passar de forma eficiente e lubrificar eficazmente todas as peças do motor. A resistência que o óleo enfrenta ao fluir através de uma passagem parcial ou completamente obstruída pode ser uma das razões para a pressão elevada do óleo.
- Mau funcionamento da válvula de alívio: O objetivo de uma válvula de alívio é proporcionar um local para o óleo fluir quando a pressão se torna demasiado elevada. Normalmente, estas válvulas são configuradas para abrir e permitir a passagem do óleo quando a pressão atinge um determinado nível de PSI. Se a válvula de alívio tiver uma avaria, a pressão do óleo pode subir rapidamente para um nível que não é seguro para o motor.
- Qualidade e viscosidade do óleo: Quando o óleo é mais espesso (ou seja, mais viscoso), enfrenta mais resistência ao passar pelas passagens do motor, o que leva a uma maior pressão do óleo. A alteração do grau de viscosidade para um óleo mais espesso ou mais fino tem um efeito sobre a pressão do óleo. Se o óleo for demasiado viscoso ou não for suficientemente viscoso, pode ser o óleo errado para o seu motor. A temperatura do motor também tem um efeito na pressão do óleo. Uma vez que o óleo se torna mais fino quando aquece e mais espesso quando arrefece, a pressão do óleo no motor pode ser mais elevada do que o normal durante o arranque. Por este motivo, recomenda-se que aguarde 20 minutos após o arranque do motor para obter uma leitura exacta da PSI.